Project DIVA Future Tone – O melhor já feito

Após esperar por um longo tempo, finalmente tenho em mãos o que considero o melhor Project DIVA já feito, exclusivo para o PS4.

[ATUALIZAÇÃO 27/04/2017] Desculpem a demora, sou preguiçoso.

O Project DIVA Arcade foi criado em 2010, e é um port da versão do Project DIVA original lançado para PSP em 2009.

O Project DIVA Arcade Future Tone, é uma atualização oficial da primeira versão Arcade, lançado em 2013 com mais músicas e gráficos melhorados, graças ao novo hardware, o PC Sega Nu (Core i3 3220 + GTX 650Ti + 4 GB de RAM). 

E desde então, havia um interesse da SEGA em levar o jogo a outras plataformas.

O desenvolvimento do port começou a 3 anos, os produtores do jogo tiveram um grande desafio. Adaptar de um jogo concebido para um Arcade, funcionar em um console de mesa. Algo que não era novo mas que demandaria tempo e dinheiro.

YwlEyJW
Makoto Osaki (direita) and Masaru Toyoda (esquerda)
📷: MagicalMiku – Tokyo Media Briefing

Agradecimentos a MigicalMiku pela info! Que você pode ver nest post do VocaloidOtaku

Em abril de 2015, a Sega of Japan começou uma pesquisa perguntando a quem joga no Project DIVA Arcade, onde queriam ver a adaptação do Arcade em um console de mesa.

project-diva-arcade-survey-1

Esta pesquisa ficou restrita apenas aos jogadores do Arcade.

Entre todas estas opções, os japoneses puderam escolher qual a plataforma seria agraciada com o port do jogo de ritmo da Hatsune Miku. Os resultados seriam divulgados na TGS 2105, como veio a acontecer.

O vídeo abaixo mostra qual foi a plataforma vencedora por unanimidade:

É, era óbvio que o PS4 seria o escolhido porque sim.

O jogo foi lançado no Japão em 23 de junho de 2016, e 10 de janeiro de 2017 no ocidente com menus traduzidos para inglês, e com letras de música romanizadas.

Ambos apenas na PSN. Não há planos p/ uma versão em mídia física.

O lançamento ocidental

Após o lançamento japonês, haviam muitas duvidas sobre um lançamento ocidental, um dos produtores da Sega americana havia dito que não era a hora disso. E com razão, licenciar mais de 220 músicas não é nada fácil.

Depois de um longo tempo em silêncio, a resposta que todos esperavam veio em forma de um tweet:

O que era quase incerto aconteceu!

E sim, temos trailer sim senhor(a)!

Após comprar e baixar, o jogo estará instalado no HD do seu console. Ocupando em torno de 28GB, o Project DIVA Future Tone é o jogo com mais músicas em toda a franquia. Com mais de 200 músicas ao todo e muito conteúdo para desbloquear, o jogador terá diversão garantida por um longo tempo.

Este jogo não é igual os anteriores, há várias novidades além do modo Arcade.

A SEGA pensou nos nossos bolsos. Ao invés de vender o jogo inteiro como de costume, temos duas partes. A principal se chama Prelude, um app que ira gerenciar os pacotes principais: Colorful Tone e o Future Sound, além dos DLCs.

O Colorful Tone, terá as músicas do Arcade e do spin-off Project Mirai, do Nintendo 3DS. Já o Future Sound terá as músicas dos jogos lançados para PSP, PS3 e PS Vita. 

A lista oficial de músicas de cada pacote pode ser conferida clicando aqui.

O Prelude será gratuito e virá com 2 músicas, Weekender Girl e 1/6 Out of Gravity para sua degustação, e alguns modules (roupas para seus Vocaloids).

Apesar de não ser nenhuma novidade, eu considerei esta estratégia do Prelude acertada. Quem já se cansou das músicas das séries PjD, 2nd, eXtend, F e F 2nd, pode comprar apenas o Colorful Tone por exemplo.

Graphics Core

E como já era de se esperar de um port feito pela SEGA, a qualidade gráfica está impecável. Miku-chan e os outros Vocaloids estão mais belos do que nunca, com uma qualidade gráfica superior ao Arcade, o jogo roda a 1080p em 60FPS, o que garante excelente fluidez, algo que a série Project DIVA só teve com o Dreamy Theater lançado para PS3, e o próprio Arcade.

Este jogo é um dos mais belos da série em um console de mesa, fazendo um bom uso da AMD Radeon 7850, o sistema de Anti-Aliasing derivado da engine do Virtua Fighter 5 está cumprindo bem o seu papel, não se nota nenhum serrilhado e nenhuma perda de desempenho.

e5889de99fb3e3839fe382af-project-diva-future-tone_11 cópia

Assim como no antigo Dreamy Theater, o estilo gráfico segue a mesma linha com mais polígonos e texturas mais detalhadas, em contra partida com as versões F e F 2nd com um estilo mais chapado e com sombras mais duras.

Talvez para você, os gráficos do Project DIVA estão abaixo da capacidade real do PS4, mas estamos falando de um estilo. Não faria sentido remodelar o jogo todo, afinal, este é um port, não um remaster.

Jogabilidade

Em termos de jogabilidade este jogo é mais desafiador da série, mas sua mecânica básica não mudou, basta selecionar sua música, a dificuldade, e acertar as notas geométricas de acordo com os botões no seu controle seguindo o ritmo da música. Mas além das notas comuns, temos as Notas em Seta que são acionadas com o D-pad, e os Sliders.

Criado para o Arcade, os Sliders funcionam como os hold-notes, representados por uma grande seta amarela brilhante que pode apontar para a direita ou par a esquerda. Graças a um painel touch no gabinete do Arcade, basta deslizar os dedos sobre ele de acordo com o tamanho da nota na tela e no rimo da música. Já no PS4 está função pode ser feita nos analógicos ou com os botões L1 e R1.

Temos também notas duplas, triplas e até quadruplas para serem pressionadas ao mesmo tempo. Para você que vem de outros jogos da série Project DIVA, terá que acostumar.

Este jogo tem mais coisas para se aprender, então, não esqueça de treinar bem sua coordenação motora caso queria fazer a melhor pontuação é claro. E se for novo na série, eu recomendo as músicas mais fáceis com menos estrelas, só vá para o Hard quando estiver bem confiante.

Outra coisa inédita em um jogo da série, agora você pode configurar boa parte dos botões de ação do jogo. Sendo o Arcade com uma mecânica mais desafiadora, algumas notas no gameplay necessitam de botões dedicados, como os Sliders, e as Notas em Seta por exemplo.

初音ミク Project DIVA Future Tone_8

Por ser um port do Arcade, ele também tem o seu lado frustrante, bem característico da série. Excelente precisão e senso de ritmo são exigidos do jogador, a ponto de 0,05 milissegundos serem a diferença entre um COOL e um SAFE por exemplo. Então, não esqueça de treinar, o que não será um problema, já que este jogo conta com um exclusivo modo de pratica.

初音ミク Project DIVA Future Tone_7

Agora você pode treinar até sua mãe mandar desligar a TV no Practice Mode. Basta escolher a música, selecionar o trecho desejado e treinar quantas vezes quiser.

Ajuste seu Timing

A Sega teve um bastante trabalho em ajustar o timing das músicas individualmente, mas cada TV trabalha com sua própria taxa de atualização, e os algorítimos deste jogo são absolutos, você não quer errar a toa. Para não ter problemas, agora você pode ajustar os valores de timing de cada música ou de todas elas se desejar.

%e5%88%9d%e9%9f%b3%e3%83%9f%e3%82%af-project-diva-future-tone_1

Após isso tudo, você já pode treinar, e quanto estiver confiante e com a benção da Miku, você pode tentar se arriscar no Survival Curse.

初音ミク Project DIVA Future Tone_5

Inédito na série, o Survival Curse consiste em jogar a maior quantidade de músicas com a mesma Life Gauge. A ordem das músicas é aleatória, mas é possível escolher entre alguns modos com 5 músicas pré-configuradas, bastando selecionar apenas a primeira música e jogar. Para ativar, na tela de seleção de músicas, pressione levemente os gatilhos L2 e R2 por alguns segundos.

Ao chegar no final você ganhara uma nota, e sua pontuação será registrada no Ranking. Que assim como no Arcade, é Online. Cada pack possuí seu próprio ranking, e todos eles estão disponíveis em uma Leaderboard, onde todos os jogadores do Project DIVA Future Tone do PS4 analisam seus pontos entre outros jogadores.

初音ミク Project DIVA Future Tone_4

Vale lembrar que este ranking, é exclusivo da versão para o PS4, o Arcade possui seu próprio ranking no servidor DIVA.NET, e até o momento, a SEGA não pretende unir os dois.

Você terá sua chance de mostrar que é um verdadeiro Pro-Player de Project DIVA!

Além de tudo isso e dos modos tradicionais, temos mais algumas perfumarias.

Penteado Personalizado

初音ミク Project DIVA Future Tone_15

Sim! A SEGA fazendo as vontades do fandom! Agora você pode mudar o penteado de cada Vocaloid entre os modelos disponíveis no jogo. É claro que devido a limitações da modelagem 3D, e por restrições dos autores, não dá para encaixar qualquer penteado, assim como não é possível fazer isso entre outros Vocaloids, ou seja, penteado a Miku não pode ser emprestado para a Luka e vice-versa.

Havia uma possibilidade de troca de roupas também, mas esta ideia seria bastante restrita e complicada de se fazer, levando em conta os inúmeros Modules diferentes, envolveria complexidade no código, e a remodelagem de algumas. Mas a ideia parece não ter sido descartada.. (quem sabe)

In-game photography

%e5%88%9d%e9%9f%b3%e3%83%9f%e3%82%af-project-diva-future-tone_14-2

Uma coisa que está cada dia mais comum nos jogos eletrônicos, e a fotografia in-game. Já falei brevemente sobre ela aqui e fico feliz em saber que teremos esta função no Project DIVA Future Tone. Aproveitando as funções SHARE do PS4, você poderá tirar screenshoots durante o modo PV, pressionando o botão Triangulo ou o botão SHARE. As imagens ficam no HD do seu PS4, você pode compartilhar as fotos nas redes sociais, e deixa-las no HD para que o jogo as use como telas de loading.

Jukebox ou TV Mode?

Achou falta daquela opção que permitia criar uma playlist de músicas para só ficar assistindo os Vocaloids dançarem e cantarem? Seus problemas acabaram

%e5%88%9d%e9%9f%b3%e3%83%9f%e3%82%af-project-diva-future-tone-13

Herança dos outros Project DIVA, agora você pode criar quantas playlists quiser, adicionar quantas músicas desejar, incluindo mudar o Module de cada Vocaloid na música em questão.

DLCs (na versão Japonesa por enquanto)

Já temos as nossas primeiras DLCs lançadas de acordo a página oficial do Future Tone japonesa.

Season Pass: Para você, jogador que quer tudo e tem dinheiro, esse pacote é para você. Este “passe” lhe dará o primeiro DLC e vai te garantir os outros 2 que serão lançados.

E como brinde, irá receber um pacote com 40 avatares da Miku e dos outros Vocaloids.

1º pacote de músicas adicionais: Se não quiser o Season Pass, pode comprar este pacote separado com 4 músicas:

  • AgeAge Again (Mitchie M)
  • shake it! (emon)
  • Cendrillon (Dios/シグナルP)  
  • Adolescence (Dios/シグナルP)

2º pacote de músicas adicionais:

ddfbedca

  • “Gaikotsu Gakudan to Lilia” (Tohma)
  • Kimi no Taion” ( Kuwagata-P)
  • LOL -lots of laugh-” (Music by KeN and Lyrics by Endcape)
  • Hand in Hand” (Kz)

E, o 3º e ultimo pacote de músicas (e modules)

image

  • Piano x Forte x Scandal
  • Amatsu Kitsune
  • 1925
  • Hibikase

Agora o PS4 está em pé de igualdade com as atualizações do Future Tone Arcade. Todas as DLCs japonesas, já se encontram na PSN ocidental para compra.

 

 

99%

É claro que nada é 100% perfeito, e o Project DIVA Future Tone tem os seus problemas.

O primeiro deles é a mecânica exclusiva do Arcade, que pode causar estranhamento para quem nunca jogou o Arcade ou nunca teve contato com sua jogabilidade, se assistiram o show de horrores no meu vídeo, perceberam o quanto eu errei vergonhosamente. Vai precisar de persistência e paciência para aprender todas as novidades. Só não desista.

Dependendo da sua TV, vai precisar ajustar o timing das músicas, globalmente ou individualmente, mas a parte chata é que vai precisar sair sair da música em questão para depois voltar a ela novamente conforme o aviso, para os apressadinhos, isso é muito chato.

Mesmo com estes pequeno detalhes, Project DIVA Future Tone é sem sombra de dúvidas, o melhor jogo da série, bonito de se ver, desafiador, e muito superior aos demais jogos da série pela sua quantidade de músicas e seu fator replay.

Nenhum outro jogo de ritmo, será igual a ele.

Nota do autor: O Project DIVA Arcade Future Tone, não recebe mais atualizações a um tempo, e isso é bem preocupante. No fim de abril, vai acontecer um torneio do Project DIVA Arcade no Japão, vai ter festa, as kigurumis oficiais Miku Dayo e Miku Nano vai estar lá e talz. Só que, eu tenho o pressentimento de que…acho que não haverá um próximo.

Nota final com Miku Dayo

dayometer

4/5 – Superb

Dayo Aprova!

Anúncios

Um comentário em “Project DIVA Future Tone – O melhor já feito

Os comentários estão encerrados.