Ressaca Friends 2016

Quem diria que estaria aqui para contar a história, um evento que já estourou sua lotação em pleno sábado, estava “de boas” até demais.

Em todos esses anos nessa indústria vital, é a primeira vez que vejo isso acontecer em um evento da Yamato.

– A quanto tempo frequenta eventos?
– 14 anos, 6 meses e mais este dia, nunca pensei que iria tão longe..

Estive no Ressaca Friends neste sábado, o evento foi no velho local de sempre, a Universidade Cruzeiro do Sul no Tatuapé, sede do atual Anime Dreams revivido.

Existem algumas coisas você tem que ver para acreditar, e eu vi, um ex-evento da Yamato que costumava lotar os 2 dias no final de semana, estar praticamente vazio. Tão vazio, que dava para ouvir os pássaros voando e cantando por onde costumava haver disputa de espaço e muvuca.

Não tem como não carregar o fator nostalgia, neste local fazem nove anos boas e péssimas memórias marcantes. Fui para rever meus amigos e tirar fotos.

Sem necessidade para filas

Era um pouco mais de meio-dia quando eu desci do ônibus, já estava preparado de corpo e alma para encarar a fila Genuinamente Brasileira da Yamato. Mas ao chegar, eu fiquei mudo, ONDE ESTÁ A PORRA DA FILA?

Não, não estou de brincadeira, não havia fila nenhuma para entrar!

No último que estive em 2015, levei mais de 2 horas para entrar. Desta vez, não fiquei nem 10 minutos. 

Deboismo mandou abraços

Imaginem um evento com cara de interior, mas acontecendo em São Paulo e sem aglomerações, sem encoxamentos e etc. Este foi o evento mais de boas que já estive. Na minha opinião, foi ótimo. Acho que pela primeira vez o evento honrou o nome de Ressaca Friendse isso foi muito bom.

Anime Dreams (12)
Uma comparação sem compromisso, essa foto é do Anime Dreams 2007, quase no mesmo ponto.
Essa é do Ressaca Friends 2016, os horários são semelhantes (dizem que o domingo não foi diferente).

O evento basicamente foi o mesmo dos anos anteriores, com suas atrações e etc. Ainda com a ausência de editoras conhecidas do público, haviam poucas opções para quem gosta de levar bacia de mangás. Esqueçam o palco a céu aberto, as atrações foram todas no anfiteatro.

Apresentação individual cosplay (com o patrocínio da Caixa), sim, você sabe quem é =)

Esse vazio trouxe mais uma consequência boa, dentro do pavilhão, estava MUITO mais fresco. O ar condicionado das salas agora pode circular livremente, problema recorrente devido a superlotação dos corredores nos anos anteriores. Desta vez, ninguém precisou ficar dentro das salas só para se refrescar do rigoroso calor de fim de ano.

A atração da sala PS Party não poderia ser outra, o PS VR da Sony montado e completo rodando alguns jogos: 初音ミク FUTURE LIVE e o Resident Evil 7.

Quanto a valores, nenhuma novidade, tudo continua caro. Só fiquei a base de água e comidas leves, me afastei do Mupy a anos e não sinto falta. Lanches em evento? Nem pensar.

Essa era a lotação máxima dos corredores dos estandes.

Nos estandes de vendas, a crise deu seus tapas em algumas figures com procedência duvidosa,  mas não foi para isso que fui lá, fui fazer o que mais gosto, tirar fotos. Foram poucas, mas valeram a pena.

E para fechar, mais fotos da Miku porque sim!

 

 

Agora porque de estar tão vazio? Há muitas especulações, a principal delas, é a forte presença da CCXP, que ocorreu no inicio de Dezembro, recebendo um grande e inesperado movimento. provocando muitos problemas de organização, e filas gigantes, dando mais voltas que no jogo da cobrinha no velho Nokia.

Cada dia da CCXP custou em torno de 100 a 300 reais, e como todo evento grande e direcionado, quem foi sabia o que estava pagando. Enquanto o Ressaca, veio duas semanas depois por volta de 60 reais. Quem gastou seu dinheiro na CCXP, não gastou de novo.

A segunda especulação, é a proximidade dos dois eventos. Duas semanas, é perto demais. Frequentar dois eventos em datas distintas não é uma opção para muitos, a escolha, ficará com o evento que oferecer mais.

O futuro…

Na década passada, o recém estreante Anime Friends vivia seus momentos de ascensão. Assim como a atual CCXP, o AF se tornou rapidamente em uma referência nacional e internacional, engolindo inevitavelmente outros eventos, sobrou até para o Animecon.

Com o tempo, o evento foi deixando de ser direcionado a animação japonesa, se tornando mais multi-temático. O carro-chefe da Yamato na época, se manteve no topo por muitos anos seguidos, mesmo sofrendo duras críticas pela desorganização, filas enormes, falta de recursos e de espaço, este último que nunca era suficiente para comportar seu público.

Com a vinda da BGS, e a CCXP, ambos conquistaram seu espaço e seu público fiel, cada um mostrando a que veio com suas atrações jus a seus nomes. O resultado veio rápido, a CCXP batou 92 mil pessoas, sendo que em 2015 foram 145 mil, e, 195 mil pessoas em 2016. E a BGS, 300 MIL PESSOAS em 2016! Enquanto o Anime Friends, tinha como meta 120 mil pessoas em 2016.

A BGS e CCXP se tornaram fortes concorrentes de peso. Juntas, elas mudaram um cenário inteiro, desde a visão do Brasil no exterior, até a mudança comportamental dos visitantes, muitos deles imigrantes dos eventos da Yamato.

Então para 2017, a Yamato dá sua resposta a altura, anunciando um Anime Friends renovado. Segundo o site oficial, o AF ganhou um novo local e novas atrações internacionais. Não encontrei informações precisas sobre seu público, mas de acordo com o telefone sem-fio, foi bom, não perfeito, mas melhor do que o esperado.

E as novidades não param por aí.

Ainda em 2017, o Anime Friends e o Ressaca Friends, foram comprados pela POP Feed, empresa especializada em entretenimento do Grupo Rograne. O website oficial do Ressaca Friends já se encontra atualizado, os ingressos online a venda e com a data confirmada para os dias 16 e 17 de dezembro de 2017, uma semana DEPOIS da CCXP.

E para completar o pacote, lembram do Anime Dreams? Ele vai voltar também. A nota foi divulgada na página oficial do Facebook. Com datas para 20 e 21 de Janeiro de 2018, o Anime Dreams ‘Celebration’ retorna após um grande hiato, no mesmo local (Universidade Cruzeiro do Sul).

Concluindo, este Ressaca Friends valeu a pena. Não esperei na fila, não fui encoxado, não passei calor e me diverti. E agora, a POP Feed vai assumir os legados eventos da Yamato.

Espero que a POP Feed mantenha essas máquinas funcionando!

Até breve,

Anúncios

2 comentários em “Ressaca Friends 2016

Os comentários estão encerrados.