Ressaca Friends 2016

Em todos esses anos nessa indústria vital, é a primeira vez que não fiquei na fila horas esperando para entrar, situação típica de eventos anteriores.

Estive no Ressaca Friends dia 17/12/2016, o evento foi no velho local de sempre, a Universidade Cruzeiro do Sul no Tatuapé, sede do antigo Anime Dreams.

Existem algumas coisas você tem que ver para acreditar, e eu vi, um ex-evento da Yamato que costumava lotar os dois dias no final de semana, estar praticamente vazio. Não que isso seja ruim, foi ótimo! Mas pra vem veio lá de trás acompanhando essa tragetória, é de se surpreender.

Não tem como não carregar o fator nostalgia, neste local fazem nove anos. Fui para rever meus amigos e tirar fotos.

Sem necessidade para filas

Era um pouco mais de meio-dia quando eu desci do ônibus, já estava preparado de corpo e alma para encarar a fila perpétua da Yamato. Mas ao chegar, eu fiquei mudo, cadê a fila??

Não, não havia fila nenhuma para entrar! Em comparação no de 2015, levei mais de 2 horas para entrar. Desta vez, não fiquei nem 10 minutos. 

O Ressaca Friends lembrou o Campinas Anime Fest, mas acontecendo em São Paulo e sem aglomerações, sem encoxamentos e etc. Este foi o evento mais de boas que já estive na capital. Na minha opinião, foi ótimo. Acho que pela primeira vez o evento honrou o nome de Ressaca Friends no bom sentido.

Anime Dreams (12)
Uma comparação sem compromisso, essa foto é do Anime Dreams 2007, quase no mesmo ponto.
Essa é do Ressaca Friends 2016, os horários são semelhantes (dizem que o domingo não foi diferente).

Em matéria de atrações, tudo foi mais do mesmo. Ainda com a ausência de editoras conhecidas do público, haviam poucas opções para quem gosta de levar mochilas cheias de mangás. Desta vez, não houve palco a céu aberto, as atrações foram todas no anfiteatro.

Apresentação individual cosplay (com o patrocínio da Caixa), sim, você sabe quem é =)

Esse vazio trouxe mais uma consequência boa, dentro do pavilhão, estava MUITO mais fresco. O ar condicionado das salas agora pode circular livremente, problema anterior recorrente devido a superlotação dos corredores nos anos anteriores. Ninguém precisou ficar dentro das salas só para se refrescar do rigoroso calor de fim de ano.

A atração da sala PS Party não poderia ser outra, o PS VR da Sony montado e completo rodando alguns jogos: 初音ミク FUTURE LIVE e o Resident Evil 7.

Quanto a valores, nenhuma novidade, tudo continua caro. Só fiquei a base de água e comidas leves, me afastei do Mupy a anos e não sinto falta. Lanches em evento? Nem pensar.

Essa era a lotação máxima dos corredores dos estandes.

Nos estandes de vendas, a crise deu seus tapas em algumas figures,  mas não foi para isso que fui lá, fui fazer o que mais gosto, tirar fotos 📷

Sim, preciso de mais fotos, e levar uma única câmera também. Prometo que farei mais na próxima! 😎

Agora porque de estar tão vazio? Há muitas especulações, a principal delas, é a forte presença da CCXP, que ocorreu no inicio de Dezembro, recebendo um grande e inesperado movimento. provocando muitos problemas de organização, e filas gigantes.

Cada dia da CCXP custou em torno de 100 a 300 reais, e como todo evento grande e direcionado, quem foi sabia o que estava pagando. Enquanto o Ressaca, veio duas semanas depois por volta de 60 reais. Quem gastou seu dinheiro na CCXP, não gastou de novo.

A segunda especulação, é a proximidade dos dois eventos. Duas semanas, é perto demais. Frequentar dois eventos em datas distintas não é uma opção para muitos, a escolha, ficará com o evento que oferecer mais.

O futuro…

Na década passada, o recém estreante Anime Friends vivia seus momentos de ascensão. Assim como a atual CCXP, o AF se tornou rapidamente em uma referência nacional e internacional, engolindo inevitavelmente outros eventos, sobrou até para o Animecon.

Com o tempo, o evento foi deixando de ser direcionado a animação japonesa, se tornando mais multi-temático. O carro-chefe da Yamato na época, se manteve no topo por muitos anos seguidos, mesmo sofrendo duras críticas pela desorganização, filas enormes, falta de recursos e de espaço, que nunca era suficiente para comportar seu público.

Com a vinda da BGS, e a CCXP, ambos conquistaram seu espaço e seu público fiel, cada um mostrando a que veio com suas atrações jus a seus nomes. O resultado veio rápido. A CCXP batou 92 mil pessoas, sendo que em 2015 foram 145 mil, e, 195 mil pessoas em 2016. E a BGS, 300 MIL PESSOAS em 2016! Enquanto o Anime Friends, tinha como meta 120 mil pessoas em 2016.

A BGS e CCXP se tornaram fortes concorrentes de peso. Juntas, elas mudaram um cenário inteiro, desde a visão do Brasil no exterior, até a mudança comportamental dos visitantes, muitos deles imigrantes dos eventos da Yamato.

A Yamato dá sua última resposta a altura, anunciando um Anime Friends renovado em novo local com novas atrações internacionais. Não encontrei informações precisas sobre seu público, mas de acordo com o telefone sem-fio, foi bom, não perfeito, mas melhor do que o esperado.

Em setembro de 2017, o Grupo Rograne, empresa carioca especializada em bebidas, passa a assumir o controle total do Anime Friends e Ressaca Friends, mudando também as páginas, a que era do Anime Friends passou a ser da POP FEED – Alimentando Cultura Pop!, e a do Ressaca Friends passou a ser a do Anime Friends.

A mudança dividiu opiniões, mas uma coisa é certa, algo era necessário para que estes dois eventos não desaparececem como tantos outros.

Concluindo, este Ressaca Friends valeu a pena. Não esperei na fila, não fui encoxado, não passei calor e me diverti. Que a nova administração faça um bom trabalho.

Até a próxima.

Anúncios

2 comentários em “Ressaca Friends 2016

Os comentários estão encerrados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

projetosakura.net/

Só mais um site WordPress.com

Limbo Reverso

Notícias internacionais do universo geek / nerd

Otaku Pós-Moderno

Comentando animes, mangás e Japão com simplicidade, leveza e bom humor

Mikufan.com

Feripe Hatsune Blog 🎂 Eventos, games, fotos e Miku

Cosmic Effect - Videogames Ontem e Hoje

Conteúdo de qualidade sobre a cultura dos videogames em português brasileiro!

Minicastle

Um lugar para gamers!

Sonic 2 HD

Feripe Hatsune Blog 🎂 Eventos, games, fotos e Miku

%d blogueiros gostam disto: