Kagamine(s) Rin/Len -Dupla ou irmãos?

A dupla mais jovem (de idade) de Vocaloids da Crypton completou seu 9º ano este ano, e como foi o desenvolvimento desta dupla que começou quase na mesma época do conceito da Hatsune Miku.

Seu conceito começou em 2007 tendo como base,  um vocal feminino e seu “reflexo” masculino. Inicialmente, eles seriam considerados irmãos gêmeos. Mas isso não aconteceu, e a confirmação veio com a afirmação no Twitter oficial do produtor Wataru Sasaki, o que pode ter havido foi uma associação com a arte da caixa da versão Append  em que eles aparecem em posição fetal juntos.

A vozes são da atriz e cantora Asami Shimoda (下田麻美 ), conhecia por seu trabalho na série The Idolm@ster.

img_0047-edit_cs1e1_x1000

Ela chegou a gravar uma entrevista no canal oficial da Miku no 6º aniversário da dupla em 2013 (legendas em inglês)

Enquanto as gravações dos dois vocais seguia, KEI ficou a cargo de fazer suas ilustrações tendo como base, que um seria o espelho do outro, além de serem Androids cantores, como foi o conceito original da Hatsune Miku.

KEI criou um estilo misturando um pouco das roupas de colegial baseado nos sintetizadores da Yamaha de acordo com suas idades, ambos com 14 anos.

img_3
KX 5, um keytar (keyboard+guitar), este sintetizador aparece em algumas ilustrações e vídeos do Len para fins promocionais do mesmo.
b200
EOS e seus poderosos falantes stereo para a época (notou algo semelhante?)

http://www.vintagesynth.com/yamaha/ys200.php

act1

Design final da versão 1.0

act2

E sua arte levemente corrigida na versão 2.0

O Yamaha EOS foi o sintetizador que serviu de base para a arte dos Kagamines, pegando carona no estilo de roupa de colegial, os auto-falantes do EOS em suas “botas” acompanhados de um “Electric Voice System”, com o LCD do Yamaha EOS em suas mangas, e sua cor predominante é o amarelo, branco e preto grafite. As duas versões são idênticas, alterando o LCD e o sua tatuagem com um ACT2 na segunda versão da Rin, e o Len tem o ACT2 em seus headsets.

O toque final, são as claves musicais associadas ao seu design (próximo ao pescoço), a Rin tem a clave G (agudo), e o Len tem a clave F (grave).

Um detalhe interessante, é que a Rin recebeu seu conceito inicial antes do Len, que teve seu esboço feito a partir da Rin.

Seu nome principal Kagamine é a junção de Kagami (鏡, espelho) e Ne (音, som). Agora Rin e Len tem duas teorias, ambas remetem da entrevista com Asami Shimoda. A primeira seria de que Rin e Len seria Right e Left. A segunda teoria (e a mais aceita), é que estes nomes foram derivados do anime Hokuto no Ken (Ken e Lin).

A recepção do fandom veio antes das vendas começarem, e não demorou muito para que fossem atribuídos a eles seus respectivos memes: O Len é associado a uma banana, e a Rin a uma laranja, ou pilotando uma máquina de rolo de estrada com o Len esperando ser pego de surpresa por alguma traquinagem.

kagamineact2

Em 27 de Dezembro de 2007, a dupla é lançada no Japão com a engine do VOCALOID2 com o mesmo marketing usado para promover a Hatsune Miku, integrando o Character Vocal Series 02. Infelizmente, a estreia dos dois foi bem tímida, sendo lançados no meio da ascensão da Miku-chan, ambos eram vendidos pelo preço de 1, mas não foi o bastante. Felizmente isso mudou no lançamento do vocal ACT2, que basicamente é uma atualização do primeiro, junto com uma campanha mais agressiva, o que melhorou as vendas. Dizem que em 2008 ficou por volta de 20.000 vendas, não chegando nem perto dos números da Miku.

Len demorou para ganhar popularidade, pois assim como o pobre KAITO, vozes masculinas estavam em baixa na época, o fandom queria vozes femininas.

 

Atualmente, ambos já se encontram com suas engines atualizadas para o Vocaloid V4X, e seguindo a tendência começada com a Megurine Luka, agora eles podem cantar em inglês também.

Suas músicas selecionadas para o Project DIVA são: Adolescence (Signal-P), Soundless voice  (Hitoshizuku-P & Yama△) , Sweet Magic (Junky) “Rin”, Love-Hate (HoneyWorks), Snowman (halyosy) essa música também é cantada pelo KAITO, Holy Lance Explosion Boy (rerulili x moja), Meltdown (iroha/kuma), Heart (Travolta), Equation+** (Powapowa-P), Tengaku (Yuuyu)…

Estes são só alguns exemplos, há muito mais no YouTube, e no NicoNico se tiver conta por lá. Posso não ter escolhido as melhores, mas são as que mais escuto.

Sendo assim

レンさん、りんちゃん、お誕生日おめでとうございます!

 

 

 

Anúncios