Megurine Luka, misteriosa, linda e perfumada

Coincidência ou não, uma Vocaloid misteriosa e linda com seus longos cabelos rosados faz aniversário um dia após o meu. E como não posso deixar passar, vamos conhecer um pouco sobre a Megurine Luka?

Ela poderia ter sido a Hatsune Miku

Não, você não leu asneira, de acordo com esta página e minha tradução no modo aprendizado, a CFM já tinha planos de criar outro banco de voz adulto antes mesmo da Miku sair do papel, e já haviam até mesmo escolhido a atriz que cederia a voz para as gravações. No entanto, houveram alguns imprevistos, a agenda da atriz japonesa já estava bem cheia, e a Crypton teve que adiar um pouco seu projeto, um adiamento que originou a Hatsune Miku que conhecemos, e 4 meses depois os Kagamines Rin e Len.

alk

浅川悠 [Asakawa Yuu], a dona da voz da Luka

Por um lado, isso foi bom, pois o atraso serviu para os produtores aperfeiçoarem seus novo conceitos.

Seu visual

O ilustrador KEI foi mais uma vez o responsável pelo visual da nova e última Vocaloid, seu conceito visual não fugiu do padrão dos demais Character Vocal Series, ambos baseados no design dos sintetizadores e instrumentos musicais da Yamaha.

0-1
Yamaha VL-1, Guarde bem estas cores e detalhes
0
Junte com mais estes trompetes, que também são da Yamaha
luka-large
Arte final por KEI

http://piapro.net/intl/en_character.html#ch_luka

Deixando o tema colegial dos demais de lado, KEI abordou um tema mais clássico remetendo a moda antiga, as botas de cano longo (provavelmente de tecido) com amarras na frente, e cores em tom dourado e marrom amadeirado, combinando o painel do VL-1 nas mangas, e um instrumento de sopro com um “∞”, que significa: O som infinito que fluí. E a joia em seu pescoço, representando a água, segundo os escritos. Com seus longos cabelos compridos e rosados e uma aparência misteriosa e madura, temos uma jovem mulher de 20 anos de idade, com 1,70m de altura e 45 kilos. 

Um detalhe, seu manicure (e pedicure também), não condizem com as cores de seus cabelos, ao contrário dos demais Vocaloids, são azuis. Seguindo os minuciosos detalhes azuis em seus adereços, principalmente a cor da joia em seu pescoço.

Seu nome é formado por Meguri (巡, circular, envolta), e Ne (音, som), enquanto Lu (ル, fluxo), e ka (カ, canção, essência, fragrância) tornando assim: 巡音ルカ”a música que flui como um perfume, uma fragrância que circula pelo ar.”

Em 30 de janeiro de 2009, Megurine Luka vem ao mundo já com algum hype, pois a pré-venda já havia começado no inicio de janeiro daquele mesmo ano, e as reações vieram com várias ilustrações em sites como o piapro e no pixiv.

Megurine Luka chegou a ocupar o 3º lugar no ranking de vendas em 2010, ficando atrás apenas da sua quase irmã Hatsune Miku e seu vocal Append.

Atualmente, o Vocaloid2 da Luka não se encontra mais a venda, dando lugar a sua nova versão Vocaloid V4X lançada 19 de Março de 2015 com 2 bancos de voz em japonês e inglês.

O motor não apenas está mais preparado com mais sotaques ocidentais, como está mais preciso, tornando a Megurine Luka mais fluente, e sem o famoso Engrish.

box_lukav4x
V4X – iXima

Não apenas o motor do Vocaloid, mas toda sua voz sofreu uma atualização, se tornando mais suave e com uma melhor precisão fonética em suas oitavas. Luka também recebeu um novo design pelo ilustrador iXima, que também foi o responsável pelas ilustrações dos demais Vocaloids em suas versões mais novas. Mais detalhes podem ser conferidas aqui.

É legal ser poliglota

O banco de voz Megurine Luka foi um inovação, pela primeira vez, a Crypton cria uma Vocaloid que já nasceu falando japonês e inglês. Ter uma Vocaloid capaz de cantar em inglês permitiria que qualquer compositor fluente em inglês pudesse fazer suas músicas, além dos próprios compositores japoneses.

Um desafio ainda maior levando em conta que a engine do VOCALOID2, não estava preparada para isso. Asakawa-san e os engenheiros de som da Crypton trabalharam duro para gravar e gerar as amostras de som em japonês e inglês.

Para ter uma ideia, tenho 2 músicas para você

DYE (VOCALOID2): A música é toda cantada em inglês, mas que não é possível distinguir sem ler a letra.

Fly me to the moon (VOCALOID V4X): Sim, escolhi a clássica música imortal do imortal Tio Sinatra de propósito. Ouça com atenção, agora é possível ouvir com mais clareza as palavras em inglês, mesmo com suas imperfeições. Deixando claro a evolução do motor do Vocaloid com relação ao anterior.

Claro que esses, são alguns exemplos, você pode (e deve) procurar mais. Luka tem várias músicas populares, e algumas foram para o Project DIVA da Sega como: Hello, Worker, No Logic, Just be Friends, Blackjack, Luka Luka Night Fever, Leia e etc…. A sim, e as duetos com uma certa Miku: World’s End Dancehall e Magnet……Magnet, a música que envolveu as duas em um romance que estimula a imaginação do fandom até hoje.

お誕生日おめでとうございます。巡音ルカさん!!!!

ee482d6165e66f613b0a53c0cefcc533

Anúncios