Megaman 2.5D, voltando a jogar Megaman

Sempre tive dificuldades nos jogos do Megaman (Rockman na versão japonesa) no velho Nintendo 8bit, e não é para menos, já sabem que a dificuldade é a prova de nutellas, tão cretina quanto o Ghouls’n Ghosts, que também é da Capcom.

Mas isso seria fingir surpresa, todo mundo tem problemas certo? Mas comigo era um pouco pior. Nos anos 90, nunca tive tanta paciência e espirito de persistência como a maioria tinha, sempre fui bastante impulsivo e cometia merdas repetidas vezes. Desistir e tacar o foda-se, sempre foi uma agradável opção, e como já tinha acesso ao Mega Drive na época, desencanei do Megaman e do Nintendinho.

Só voltei jogar novamente com o Megaman 7 e X no SNES, e Megaman 8 e X4 no Saturn. Mesmo me ferrando, consegui zerar ambos. Após isso, acabei me esquecendo dele antes da própria Capcom.

mega-man-5-u-0
Fase do Star Man no Megaman 5 do NES.

Até que por volta do inicio de fevereiro de 2017, um fangame foi lançado. Com o Projeto iniciado em 2009, tudo começou com um vídeo de uma versão 2D do Nintendinho com efeitos e transições em 3D, mantendo o visual e os sprites no padrão 8bit. Assim nasceu um tal de Megaman 2.5D. É só clicar aqui para acessar o site oficial e baixar.

Pelo trailer já dá para ver que apesar do tempo (lembre-se, o jogo foi feito por fãs, e não pela Capcom), o jogo ficou muito bonito. Baixei na mesma hora sem pensar.

Eu sabia que o jogo precisa do Net Framework, mas não consegui rodar, sequer abria. Precisei bater um pouco a cabeça para descobrir que ainda faltava mais uma dependência. O XNA, outra framework especifica para jogos da Microsoft, nunca precisei dela, mas logo instalei.

Agora sim, o jogo funcionou, mas a janela ficou cortada para cima? O que houve aqui? Pesquisando mais um pouco no próprio site, era necessário editar um arquivo .xml que guarda a configuração da resolução, para um valor menor. Reabri novamente e agora era possível ver a janela por completo. Com acesso as opções dentro do jogo, ajustei para a resolução correta, aproveitei e configurei também os controles.

Com tudo funcionando, chegou a hora de relembrar o passado, e conferir o trabalho que levou 8 anos para ser completado. Não tenho intenção de fazer um review completo, então serei breve.

sem-titulo

Logo de cara você nota o visual bem acabado com os gráficos 8bit renderizados como texturas 3D. Os sprites continuam os mesmos do NES.

Cada chefe é de um jogo do Megaman clássico, as fases são longas, e seu level design é diferente do NES, deixando o jogo mais longo e desafiador. No entanto, agora podemos escolher entre níveis de dificuldade, eu não me lembro de nenhuma opção de dificuldade em nenhum jogo do NES.

sem-titulo2

Mas e o fator nostalgia, o NES para mim era o terror. Mas não senti isso jogando esta versão 2.5D. Precisei de algumas horas de re-adaptação e re-aprendizado. Jogar com 31 anos não é a mesma coisa de jogar com 10 anos de idade.

Pode parecer bobagem, mas esse game despertou em mim a vontade de continuar e não desistir. A persistência está trazendo resultados, já estou na última fase, ou melhor, re-aprendendo a passar a última fase.

No geral, está excelente na minha opinião. No NES eu não lembro quantos Robot Masters consegui derrotar. Como disse, só voltei a jogar na geração seguinte, não tive mais contato com as versões de NES.

Eu sei, talvez você esteja me xingando e dizendo que não sou gamer e etc. De acordo com o “Estatuto Elitista”, eu nem posso me considerar um gamer correto?

if-this-wasat-your-first-game-system-youre-not-a-1599860
Kibe básico de um exemplo: “O Mandamentos Gamer”

Na boa, não faço questão desse rótulo e de nenhum outro. Sempre pensei nos jogos como algo para me divertir e não para provar que eu sei. Não jogo por obrigação e nem ganho nada com isso para ficar fazendo pose.

Não é meu intuito discutir sobre o que te define como gamer ou não. Acho que cada merece jogar da forma como lhe der na telha e na plataforma que quiser. Quem fica impondo regra é imundo que precisa de um tratamento com Veja Multiuso e Sal Grosso para lavar o ego.

Voltando ao Megaman 2.5D, recomendo fortemente para qualquer um.

じゃまた!

