TDAH, ficção ou realidade?

Sabe qual é a grande cheat da vida? É lhe dar bugs propositais que você só pode contornar se tiver $$$, Mesetas, Gil, Gold sobrando para comprar os itens de tratamento eterno. E hoje chegou o dia que recebi a confirmação de que sim, tenho mais uma anomalia que pode cobrar um aluguel para tratar.

Quando descobri que tinha dermatite atópica, achei que era a única coisa grave que custaria um PS4 por mês no inicio. Para quem não sabe, a dermatite atópica se caracteriza por uma alergia geral quase o tempo todo, sendo a poeira e alguns tipos de alimentos seus principais agentes causadores. Não é transmissível, suas causas são genéticas. A dermatite atópica é muito confundida com a Sarna, porque os sintomas são parecidos. Infelizmente, informação sobre algo desconhecido na classe das massas é luxo, graças as pessoas com espírito de porco, já sofri preconceito e discriminação por isso.

Graças a Deus, após 15 anos de tratamento, o valor diminuiu para menos de 200 contos, ainda é muito mas já foi pior.

Mas não era só esse parafuso que estava solto, haviam mais.

– Desculpa, eu me esqueci, foi sem querer.
– Será que vou ter que desenhar para você entender??? Quantas vezes vou precisar dizer a mesma coisa? ò_ó

Depois de velho, comecei a pesquisar porque tenho problemas sérios para manter minha concentração e lembrar de coisas, estudar é um desafio quase impossível. Eu levo 6x mais de tempo para aprender algo que uma pessoa “normal” consegue fazer 1 ou 2 vezes. Além da impulsividade e da hiperatividade que sempre atrapalham minha vida como um todo até hoje. Dormir é difícil pela agitação, preciso de “medidas educativas” para pegar no sono. Descobri que isso poderia ser TDAH (Transtorno Deficit de Atenção com Hiperatividade). Na retrospectiva anterior, eu expliquei um pouco sobre o TDAH, mas eu sei que você não irá lá só para isso, clique aqui e veja os seus sintomas.

No dia 11/02, cumpri a 2º parte do meu plano de metas, consultei com um psiquiatra segundo recomendação da minha clínica geral. Após explicar os sintomas, o diagnóstico confirmou minha suspeita. Ela anotou tudo, e transmitia saber bem do que se trata, mesmo sem nenhum senso de humor. Mas hey, isso é um consultório e não um show de stand-up né? Por fim, recebi a receita de um dos “3 remédios da inteligência/simancol”, dando uma breve explicação sobre cada um deles.

Eu sei que pode ser impressão minhas mas, eu senti um pouco de insegurança e impaciência ao responder minhas dúvidas, mas fora isso, tudo foi conforme esperado.

No fim, a doutora me recomendou um eletrocardiograma, e logo vou explicar o porque.

– Desculpa, mas isso é falta de interesse de sua parte.
– Você acha mesmo que se fosse eu estaria pagando concurso?
– Tio, isso é desculpa de preguiçoso, comigo não cola.

A razão do eletrocardiograma, é a certeza (ou não) de meu coração está normal, porque segundo a bula, alguns dos possíveis efeitos colaterais envolvem: Arritmia, taquicardia, e hipertensão, em casos extremos, parada cardíaca.

Se for confirmado algum tipo de problema, provavelmente não poderei usar os fármacos mais fortes, mas quais são? Vamos conhecer os 3 trials:

1 – Ritalina – Easy Mode, a mais básica (a que eu comprei). A comum tem absorção rápida mas o efeito é curto, duração de 4 a 6 horas. Temos a de 10 ou 30mg. A Ritalina LA, demora para ser absorvida, mas seu efeito é mais duradouro. Caixas com 30 comp.

2 – Concerta – Normal Mode, disponível em várias dosagens, liberação constante e prolongada de seu principio ativo chamado de metilfenidato, que é o mesmo do Ritalina mas potencializado. Sua atuação no organismo vai de 10 a 12 horas. Caixas com 30 ou 60 comp.

3 – Venvanse – Hard Mode, só para os fortes! O “Red Bull” dos concurseiros e vestibulandos. É um medicamento moderno que funciona a base de anfetamina, seus efeitos são mais fortes e prolongados que seus concorrentes. Há relatos de pessoas que sentiram seus cérebros “turbinados”, assim como ocorre com o Oxido Nitroso (NOS), usado em carros para turbinar seu motor. Em contrapartida, os efeitos colaterais vem com a mesma força. Depressão, alta dependência, falta de apetite e falta insonia aumentada podem ocorrer em algumas pessoas, estes são só alguns exemplos.

Todos eles tem algo em comum, são todos psicostimulantes, também conhecidos como drogas! Sim amigo, são os demonizados remédios de tarja preta que você só compra ou com notificação, ou na Deep Web. Todos são equiparáveis as drogas grosseiras por seus efeitos serem idênticos no sistema nervoso.

Há muita discussão sobre a Ritalina e seus derivados. Há quem diga que o TDAH é uma fraude, é que os pais e professores são os culpados por crianças tão desatentas e impulsivas. Outros dizem que este remédio é a chave para a morte silenciosa, e que os comprimidos são apenas farinha.

Mas uma coisa é certa. Ele está aqui. Eu estou aqui, ninguém pode mudar meu futuro, apenas eu mesmo. E só eu vou descobrir seus benefícios e malefícios.

img_20170213_151048626
Problema ou tratamento? Só eu vou descobrir.

Agora porque “drogas de rico”?

O “starter pack do desatento”, que inclui Ritalina 10mg, custa 76 reais sem desconto. O que? Achou caro, calma que só piora.

O Concerta de 18mg custa em média, mais de R$ 300,00 reais!

O Venvanse, o remédio que te transforma em “super-herói”, está custando em média R$ 277,43 reais com 30mg.

Agora coloquem na conta o tratamento com medicamentos e acompanhamento psicológico, a conta pode passar fácil dos 2 ou 3 mil reais. E até onde sei, não ganho nem a metade disso.

Dizem que é possível entrar com uma ação para obrigar o Governo a pagar por eles, mas acho quase impossível. Sendo um medicamento não vital, que não faz parte da lista de Medicações de Alto Custo, e o vasto preconceito, será uma perda de tempo. Um processo levaria meses (ou anos), e já convivo com esse problema minha vida toda, não quero esperar mais.

– 1. Você devia se confessar mais, isso é falta de fé.
– 2. Olha, pensamento positivo, é só ter pensamento positivo e força de vontade.
– 3. Você fica na frente desse computador o tempo todo, a tela faz mal.
– 4. Isso é falta de mulher! Mas você não é homem, você não é ninguém!
– 5. Você é muito falso sabia? Não precisava dizer tudo aquilo. Você é um lixo de pessoa, tenho meus problemas mas não sou obrigada.

Todas as citações deste post, eu ouvi de várias pessoas, amigos (alguns já não são mais amigos) familiares, estranhos e  a minha consciência, que me cobra 24h sem pausas.É triste, mas real. E não adianta explicar para qualquer um.

Hoje as pessoas estão apressadas, impacientes e radicalmente desconfiadas de tudo, não adianta explicar para qualquer um, você ser rotulado de falso, mentiroso e sem interesse. Muitas pessoas que gosto se afastaram de mim por coisas que disse e fiz por impulso, além de não me recordar, não adianta pedir desculpas. Fora este e outros problemas potencializados pelo transtorno.

Isso é bem doloroso. E não quero mais isso.

 

