Finder feat Hatsune Miku

Depois de tanto procrastinar, finalmente falarei um pouco sobre o fangame da Miku-chan feito pelo Joule Mku e que está disponível exclusivamente para Android, e poucos tem a versão para PC.

O nome do jogo foi inspirado na música ファインダー [Finder], composta pelo kz em 2008 e homologada no Project DIVA 2nd em 2010.

Sua missão, é ajudar a Miku-chan a encontrar os “music sheets”, que são os fragmentos da música Finder. Para isso, você irá guia-la por vários puzzles que envolvem raciocínio, memória e conhecimento sobre algumas músicas da Miku.

O module da Miku, é a cheerleader, modelo importado do Arcade, ripado para o MMD e adaptado para o jogo.

A cada fragmento coletado, Miku-chan uma dancinha kawaii e canta parte da música Finder.

E seus gráficos são bem simples e com poucos objetos rodando sobre o Unity, o que é bom para rodar sem maiores problemas em Androids com até 1GB de RAM.

A temática e os enigmas das fases também é baseada na letra de algumas músicas. Saber o que fala cada música e ter um conhecimento sobre elas é recomendado. Você tem 3 fragmentos da música Finder para encontrar da mais variadas formas.

Os controles são um pouco difíceis, você vai precisar de um tempo para se acostumar, principalmente, na hora do “salto de fé”. A câmera é fixa em um único ângulo, não tem como ver para onde a Miku está indo ao saltar.

Essa fase te lembra alguma música?

Há vários itens espalhados pelas fases, encontre-os e ira desbloquear conquistas. Não duvide de cada canto, alguns estão muito bem escondidos.

Você pode também mudar o padrão do uniforme da Miku. Na tela de opções que fica em HELP, você pode escolher outras cores, e alguns penduricalhos estéticos, igual faria no Project DIVA.

Achou que seria fácil?

Vale lembrar que as tarefas são difíceis e necessitam de bastante atenção e paciência do jogador. Você precisa explorar o máximo possível cada fase, assim como faria em qualquer jogo com foco em exploração.

Por ser um jogo mais direcionado para o fandom, a dificuldade para os curiosos é ainda maior. Sem atenção e sem conhecimento necessário em algumas músicas, o desafio fica ainda maior.

Outro detalhe importante, é que não há botão de Pause, apenas um botão de voltar no canto da tela. MUITO CUIDADO com ele, um toque nele te leva de volta a tela de inicio, perdendo todo seu progresso caso não tenha passado para a próxima fase.

Boa parte das reclamações na página do jogo na Play Store, são por causa destes detalhes, e é aquilo, não adianta. São as regras do jogo e ponto final. É um doujin game, não dá para exigir perfeição igual um AAA.

Concluindo, o jogo é bem bonito dentro de suas limitações e bastante desafiador. Vai exigir paciência e pericia do jogador. Se não consegue jogar, vá conhecer um pouco mais sobre as músicas da Miku antes de ir naquele gameplay no YouTube (sim, eu sei que vai fazer isso).

Como Game Tester oficial do jogo, dou meu veredito: RECOMENDADO!

Nos vemos em Los Mikus

Anúncios

2 comentários em “Finder feat Hatsune Miku

  1. Buen artículo sobre el juego ^^
    Tienes razón sobre los controles y la cámara, pero como has dicho con la práctica se vuelve más fácil.
    Lo he actualizado varias veces por algunas mejoras y recomendaciones que hacen anlgunos jugadores. Tienes razón en que no hay botón de pausa o mas bien que el juego se regresa sin pregunta cuando se presiona el boton de <– lo tendre en cuenta.

    Curtir

    1. Gracias Joule-san!
      Es un juego que necesita ser entendido antes de ser juzgado. Después de mucho tiempo, pude jugar mejor el game.
      El boton de retorno instantánea es interesante, pero hay que tener cuidado con él jejeje
      Salu2 Joule-san!

      Curtir

Os comentários estão encerrados.