O dia que me tornei um Nubank

Desde quando tive meu último cartão de crédito, sempre foi um problema conseguir outro. Até o dia que conheci uma Startup que mudou tudo isso.

ATENÇÃO: Este post é de cunho informativo e independente. Sem acordos ou coisas do tipo, enfim, você entendeu.

Sempre olhei a burocracia e a enrolação verde e amarela dos Bancos tradicionais como uma maldição na hora de pedir um cartão de crédito. O que já era ruim, ficou pior com a crise.

Mas eu não desisti, comecei a procurar por outras alternativas, então pesquisei sobre os cartões de crédito pré-pagos.

Acesso MasterCard, Neteller, Ourocard etc… Todos compartilham o mesmo principio entre si. Você o recarrega com um valor e utiliza somente o valor depositado. Alguns tem a função internacional.

Só que eu vou te contar uma verdade, nenhum deles vale a pena!

  • Você paga um valor X para a emissão do cartão.
  • Alguns exigem que você faça uma recarga miníma.
  • A cada recarga, é cobrada uma tarifa que pode variar de 5 a 15 reais!
  • A cada mês, é cobrada uma taxa de manutenção igual ocorre em conta corrente.
  • Alguns não tem app para controle, só via web, e olhe lá.
  • NÃO SÃO ACEITOS EM QUALQUER LUGAR/SITE: Ex. UBER não aceita; o PayPal só aceita 3 (apenas 1 tem no Brasil); alguns estabelecimentos menores ou sites menos conhecidos podem recusar.

Seja o Capitão Óbvio por um dia, e leia aqui a matéria completa da Proteste.

Um cartão de crédito pré-pago pode sair MAIS CARO que um tradicional.

Se você tem um cartão de crédito vinculado a uma conta corrente, além de você já pagar as tarifas, você tem mais direitos e benefícios que os usuários dos cartões pré-pagos. E dependendo do Banco, pode sair mais barato (ou não).

Só que nem todos tem a mesma sorte. Desistir se tornou uma opção bem atraente.

Até que um dia, me chega no Twitter uma tal empresa que havia criado um cartão de crédito internacional, sem anuidade, e que poderia fazer tudo online via app. Foi aí que conheci um tal de Nubank.
Após pesquisar muito e analisar, solicitei meu convite no site deles conforme manda o figurino. Eu serei sincero, no fundo achei que não iria dar certo. Mas para minha surpresa, o convite veio em algumas horas!

Fiz o restante do cadastro via app, e aguardei mais um tempo. Por ter enviado um RG velho e antigo, logo pensei: “merda, serei chutado por causa do RG”. Mais uma vez eu errei, deu tudo certo! Era só esperar chegar no meu trabalho.

O dia chegou, ele está aqui

wp-1489151269856.jpg
Há muita procura e ansiedade por este cartão, e os motivos são simples:

  • Não tem anuidade!
  • Além de ser um cartão de crédito internacional tradicional, não tem outras taxas comuns praticadas pela concorrência até o presente momento.
  • Não há agências e nem filas, é TUDO feito e controlado via app ou pelo site.
  • Por ser um cartão comum e internacional (MasterCard Gold), sua aceitação é bem maior que dos cartões pré-pagos, assim como já ocorre com os demais cartões de outras instituições financeiras.
  • Seus canais de comunicação até o momento são mais humanos e eficientes. Nada de fila de espera no chat ou a conversa “mecânica”.

Por ser uma empresa 100% digital, seu capital vem das taxas que recebem de cada lugar onde você comprou, da tarifa (4%) das compras internacionais e dos juros. Sem esquecer do IOF (6,38%) mais o Dólar PTAX (média da cotação do dia).

Agora vamos aos fatos que ninguém gosta de ler mas tem que saber:

  • Todos os pedidos feitos via site passam por rigorosa analise cadastral.
  • A fila de espera pode demorar de 1 a 90 dias.
  • Se você não for chamado, vai ter que aguardar 60 dias. Não adianta insistir.
  • Nem pense em exagerar na hora do limite.
  • Por enquanto não tem débito automático, só pagamento via boleto. O que não um problema para mim.
  • Não é um cartão pré-pago, pague a fatura total e em dia, ou será castigado pelos juros do rotativo!

Muitas pessoas estão registrando reclamações no Reclame Aqui sobre convites não respondidos pelo Nubank, e alguns problema com relação a compras em dolár, o que me assustou de inicio até ler alguns deles e tirar minhas conclusões. Quanto aos convites recusados, espere, tente de novo, aguarde, não adianta insistir.

Até o momento, o cartão tem se mostrado competente, e cumprindo sua função. Depois de tanto tempo, posso cadastrar meu PayPal e arriscar alguma compra na Amazon, ou no Ebay.

Eu sei que o Nubank não é perfeito, e nem estou aqui para dizer a você o que deve fazer. Acima de tudo, acredito que cada um deve analisar e pesquisar o que é melhor para si.

O Nubank deu o passo inicial em um caminho sem volta, já existem até alguns concorrentes que estão oferendo as mesmas condições com a mesma proposta do Nubank, um Banco 100% digital, sem anuidade e que permite seu controle via app sem a maldita burocracia, este é o futuro.

Obrigado a todos os Bancos que recusaram minha solicitação de cartão de crédito, acredito que consegui algo melhor.

Minha avaliação final: RECOMENDADO!

#sounu

