Porque não comprei o novo Mega Drive

Antes de só dizer “porque eu já tenho o original (foto acima)”, acho que vale a pena explicar o(s) porque(s). E deixar um alerta importante.

A TecToy anunciou a alguns meses, o relançamento do icônico console 16 BIT da Sega, o Mega Drive, sim, aquele console todo preto charmoso, que tem o 16BIT bem informado em sua carcaça. O link com a descrição pode ser acessado aqui, seu lançamento foi em Junho deste ano (2017). E irá contar também, com o relançamento do jogo Turma da Mônica na Terra dos Monstros, o hack oficial do Wonder Boy in Monster World feito pela TecToy nos anos 90. Provavelmente haverá outros cartuchos.

E como se sabe, por dentro não é o mesmo console de outrora. Construir um console igual o antigo hoje, é inviável por não haver fabricação dos mesmos chips.

A compatibilidade não será 100%. Como já anunciado pela própria TecToy, alguns jogos especiais não rodarão no novo Mega Drive, nem o SEGA CD, nem o 32X.

Recomendo fortemente que leiam a FAQ.

E falando em jogos, como estão rodando os jogos neste novo console?

 

 

 

 

A TecToy está fazendo a parte dela, enfatizando em todos os vídeos, redes sociais e em seu site, as limitações deste hardware.

  • Com base na descrição da página oficial:
    • Temos um SoC (system on a chip), pré-programado, por isso;
    • Podem ocorrer bugs e glitches em outros jogos;
    • Nenhum add-on irá funcionar, esqueça o Sega CD e/ou 32X;
    • O som tem várias alterações e problemas dependendo do jogo;
    • A compatibilidade com a biblioteca do Mega Drive, só é garantida nos jogos citados na página da TecToy, se quiser testar outros jogos, é por sua conta a risco;
    • E como esperado, não roda Pier Solar além dos menus.

Este “novo” Mega Drive, é focado para o público totalmente despreocupado com detalhes e só quer algo para jogar. Não vai ficar extraindo o máximo do hardware e nem ficar minerando a internet a procura de ROMs. O que vier com ele, será o suficiente para a maioria. Lembrando que haverá uma entrada para cartões SD, então, quem quiser é só baixar um pacotão de ROMs a gosto do freguês.

Este console está recebendo atualizações de Firmware. Conseguiram melhorar muito a parte sonora. Não é um milagre, mas já está um pouco mais audível (exceto pra mim). O que não pode melhorar, é puramente limitação de hardware.

Agora na minha sincera opinião, não vou comprar e nem recomendar.

Com todo respeito a TecToy e a quem comprou, eu sou bem chato com relação a detalhes, além da compatibilidade dos jogos e do Sega CD. E como viram, já tenho o MDIII+Sega CD clássico, e tem mais um motivo bem sério que citei lá no final.

E para quem interessar, este vídeo do canal Warpzone mostra alguns testes com cartuchos diferentes no novo Mega Drive.

 

 

 

ATUALIZAÇÃO 1: O que tem dentro?

A TecToy mostrou serviço filmando a PCB sendo produzida, muitos defenderam, lacrando os comentários e etc, sem saber dos detalhes como de costume, e agora as verdades estão vindo.

 

Bom, já era esperado que a TecToy não iria usar um chip mais avançado por questões de custo (e porque o seu público alvo não se importa com detalhes). Mas não para por aí.

ATUALIZAÇÃO 2: ALERTA!!

Foi descoberta uma falha grave na fonte interna do novo Mega Drive. A causa, é a posição errática do Varistor, em paralelo com a rede elétrica, antes do fusível.

Eu recomendo fortemente a leitura dos artigos publicados aqui e aqui, na Comunidade Mega Drive.

A quem diga que a compra um filtro de linha, é uma solução paliativa ao problema. Eu não recomendo que façam isso. Primeiro, porque essa recomendação tem de vir de um técnico de sua confiança; segundo, porque isso não pode lhe tirar seus direitos de consumidor caso aconteça algo.

Não quero desmerecer a TecToy de forma alguma, não tenho motivos para isso e não farei isso. Erros acontecem em todo lugar, mas uma vez detectados, admitir e corrigir é o mínimo que a empresa deveria fazer em prol da segurança e satisfação de seus consumidores certo? Algo que ainda esperamos que mude.

Assim sendo, minha recomendação final, é que comprem o Mega Drive original. E pra quem já tem o novo, fiquem de olho, e não saia comprando filtro de linha sem orientação técnica!

Anúncios