Porque não comprarei o novo Mega Drive

Antes de só dizer “porque eu já tenho o original (foto acima)”, acho que vale a pena explicar o porque.

A TecToy anunciou a alguns meses, o relançamento do icônico console 16 BIT da Sega, o Mega Drive, sim, aquele console todo preto charmoso, que tem o 16BIT bem informado em sua carcaça. O link com a descrição pode ser acessado aqui, seu lançamento será em Junho deste ano (2017). E irá contar também, com o relançamento do jogo Turma da Mônica na Terra dos Monstros, o hack oficial do Wonder Boy in Monster World feito pela TecToy nos anos 90. Provavelmente haverá outros cartuchosTragam o Phantasy Star de novo também!

E como se sabe, por dentro não é o mesmo console de outrora. Construir um console igual o antigo hoje, é inviável por não haver fabricação dos mesmos chips.

E por ser apenas um “compatível”, já era de se esperar que a compatibilidade não será 100%. Como já anunciado pela própria TecToy, alguns jogos especiais não rodarão no novo Mega Drive, nem o SEGA CD, nem o 32X.

Recomendo fortemente que leiam a FAQ atualizada hoje (30/05/2017).

E falando em jogos, como estão rodando os jogos neste novo console? O vídeo abaixo do canal oficial da TecToy, até que os YouTubers sérios comecem a testar com captura direto do console:

A TecToy está fazendo a parte dela, enfatizando em todos os vídeos, redes sociais e em seu site, as limitações deste hardware, o que funciona e o que não funciona.

  • Com base na descrição da página oficial:
    • Nada de FPGA, É UM GOAC (Genesis on a Chip) MESMO! 
    • Podem ocorrer bugs e glitches em outros jogos;
    • Nenhum add-on irá funcionar, esqueça o Sega CD e/ou 32X;
    • O som tem várias alterações e problemas dependendo do jogo;
    • A compatibilidade com a biblioteca do Mega Drive, só é garantida nos jogos citados na página da TecToy, se quiser testar outros jogos, é por sua conta a risco;
    • E como esperado, não roda Pier Solar além dos menus.

Este “novo” Mega Drive, é focado para o público totalmente despreocupado com detalhes e só quer algo para jogar. Não vai ficar extraindo o máximo do hardware e nem ficar minerando a internet a procura de ROMs. O que vier com ele, será o suficiente para a maioria. Lembrando que haverá uma entrada para cartões SD, então, quem quiser é só baixar um pacotão de ROMs a gosto do freguês.

Andei lendo que o console terá atualizações de Firmware. Acredito que isso possa melhorar a compatibilidade dele com os jogos, mas nada é certo. E não, o som não pode ser melhorado com isso, sendo um chip dedicado, os problema do som é puramente limitação de hardware.

Até onde se sabe, o console está aceitável para seu público alvo. Sinceramente, achei que seria no mesmo nível dos consoles pé-de-boi da AT Games, não será. A TecToy está fazendo o seu dever de casa muito bem. Mesmo com alguns tropeços em não testar de forma mais rígida.

Agora na minha sincera opinião, eu não vejo motivos para comprar um.

Com todo respeito, eu sou bem chato com relação ao som, além da compatibilidade dos jogos e do Sega CD. Como viram, já tenho o MDIII+Sega CD clássico, e não sou colecionador. No meu caso, comprar o novo Mega Drive só para dizer que tenho, está fora de questão.

Respeito muito o trabalho final da TecToy, com ênfase nos avisos. E com o vídeo da produção da placa, está provado que não será mais um clone descartável. Apesar das suas limitações, vai divertir qualquer um que não se importa com detalhes. Só não faço parte do seu público alvo, mas esse sou eu.

E para quem interessar, este vídeo do canal Warpzone mostra alguns testes com cartuchos diferentes no novo Mega Drive.

EDIT: Opa parou! Parou!

Rá! Viu que risquei lá em cima no último paragrafo, pois é, quando a esmola é boa demais o santo desconfia amigo. A TecToy mostrou serviço filmando a PCB sendo produzida, muitos defenderam a empresa lacrando os comentários sem saber dos detalhes como de costume, e agora as verdades estão vindo.

Viu o vídeo? Clicou no link do fórum da Outerspace para ser os detalhes na descrição? Então amigo, o que o autor postou me parece em convincente, mas vou esperar a analise da Blast Processing para confirmar de vez.

Estamos de olho

Anúncios